Business Intelligence: BI para o mercado do E-commerce

Business intelligence é um termo genérico que se refere a competências, processos, tecnologias, aplicações e práticas utilizadas para apoiar a tomada de decisões nas organizações.

No sentido mais amplo, pode ser definido como um conjunto de abordagens para o recolhimento, armazenamento, análise e fornecimento de acesso a dados que ajuda os usuários a obter insights e tomar melhores decisões de negócio baseadas em fatos. As organizações usam de Business Intelligence para ganhar orientações ou obter insights sobre qualquer coisa relacionada ao desempenho do negócio.

Ele é usado também para entender e melhorar o desempenho e reduzir os custos e identificar novas oportunidades de negócios, o que pode incluir, entre muitas outras coisas:

 Análise dos comportamentos de clientes, padrões de compra e tendências de vendas.
 Medição, controle e previsão de vendas e desempenho financeiro.
 Orçamento e planejamento financeiro e previsão
 Acompanhar o desempenho de campanhas de marketing
 Optimização de processos e desempenho operacional
 Melhorar a prestação e eficácia da cadeia de abastecimento
 Web e e-commerce de análise
 Gestão de relacionamento com o cliente
 Análise de risco  Análise de valor estratégico
 Os componentes básicos de Business Intelligence estão a reunir, armazenar, analisar e fornecer acesso a dados:
 A coleta de dados: Coleta de dados está preocupada com a coleta ou acessar dados que podem ser usados para informar a tomada de decisão. Coleta de dados pode vir em diversos formatos e, basicamente, refere-se à medição automática e coleta de dados de desempenho. Por exemplo, estes podem vir a partir de sistemas transacionais que mantêm registros de transações passadas, ponto-de-venda de sistemas, software de web site, sistemas de produção que medem a qualidade e a trilha etc. Um grande desafio da coleta de dados é garantir que os dados relevantes são recolhidos no caminho certo, na hora certa. Se a qualidade dos dados não é controlada na fase de coleta de dados, então ele pode comprometer os esforços de BI.
 Armazenamento de Dados: está preocupado com a certeza de que os dados são arquivados e armazenados de forma apropriada para garantir que ele pode ser encontrado e utilizado para análises e relatórios. As vantagens das modernas bases de dados é que eles permitem formatos multidimensionais para que você possa armazenar os mesmos dados em diferentes categorias – também chamado de data marts ou camadas de dados do armazém de acesso.
 Analisar dados: O próximo componente de BI analisa os dados. Aqui vamos trabalhar com os dados que foram recolhidos e inspecionar, transformar ou modelá-lo, a fim de ganhar novos conhecimentos que irão apoiar a nossa tomada de decisão de negócios. A análise dos dados vem em diversos formatos e abordagens, tanto quantitativos como qualitativos. Técnicas de análise inclui o uso de ferramentas estatísticas, abordagens de mineração de dados, assim como análises visuais ou mesmo a análise de dados não estruturados, como texto ou imagens.
 Fornecimento de acesso: A fim de apoiar a tomada de decisão precisamos ter acesso aos dados. Acesso é necessário para realizar a análise ou para visualizar os resultados da análise. O primeiro é fornecido pelas ferramentas de software que permitem que os usuários finais possam executar análise de dados enquanto a último é fornecida através de aplicações de dashboard, relatórios e scorecards.

Há pouco mais de uma década, grandes redes de varejo entravam no mundo virtual. Começava aí uma nova cultura, o comércio eletrônico. Em 2010, o crescimento desse setor chegou a 40%, foram 23 milhões de consumidores que utilizaram o mouse para fechar uma compra.

Veja em http://www.youtube.com/watch?v=bmNSgrBoMnk&feature=related
 Do Zero à 10 bilhões em 10 anos. A Historia do eCommerce no Brasil pelo fundador do Buscapé.
Vídeo excelente, você ode assisti-lo em http://www.youtube.com/watch?v=h35FpscV_2U&feature=related
 Meios de Pagamento no Ecommerce palestra muito interessante para você conhecer um pouco mais sobre estas estratégias, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=fGRVWp9ZrzI&feature=fvsr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *