e-business: atividades de negócios on-line de produtos e serviços

Definição clássica determina que e-business seja uma ampla gama de atividades de negócios on-line de produtos e serviços. Ele também se refere a “qualquer forma de transação de negócios na qual as partes interagem eletronicamente ao invés de trocas físicas ou contato físico direto”.

É a condução dos negócios na Internet, não apenas de compra e venda, mas também atendendo clientes e colaboração com parceiros de negócios. Um dos primeiros a usar o termo foi a IBM, quando, em outubro de 1997, lançou uma campanha temática construída em torno do termo. Em contraste com um comércio eletrônico da empresa, conduz seu dia-a-dia nas funções de negócios sobre a internet e / ou outros meios eletrônicos e de redes, tais como intercâmbio eletrônico de dados (EDI).

Negócios eletrônicos incluem colaborar com distribuidores sobre promoções de vendas, interação e manutenção dos clientes, e realizar conjuntamente pesquisas com parceiros de negócios. Hoje, grandes empresas estão repensando seus negócios em termos de Internet e da sua cultura e das novas capacidades. As empresas estão usando a Web para comprar peças e suprimentos de outras empresas, para colaborar na promoção de vendas, e para fazer a pesquisa conjunta.

Explorando a conveniência, disponibilidade e alcance mundial da Internet, muitas empresas, como a Amazon.com, os vendedores de livros, já descobriram como usar a Internet com sucesso. A própria IBM em diversos artigos considera o desenvolvimento de intranets e extranets como sendo parte do e-business. Dessa forma, podemos dizer que e-business pode então eservice, a prestação de serviços e tarefas através da Internet por provedores de serviços de aplicações.

Em e-business, as tecnologias da informação e comunicação são utilizadas para melhorar a própria empresa. Ele inclui qualquer processo que uma organização (seja uma entidade sem fins lucrativos, governamentais ou com fins lucrativos) realiza através de uma rede mediada por computador. Uma definição mais abrangente de e-business é:

“A transformação de processos de uma organização para oferecer valor adicional do cliente através da aplicação de tecnologias, filosofias e paradigmas de computação da nova economia”.

Três processos primários são reforçados em e-business:
 Os processos de produção, que incluem aquisição, ordenação e reposição de estoques; processamento de pagamentos; links eletrônicos com fornecedores e processos de controle de produção, entre outros;
 Dois processos com foco no cliente, que incluem esforços promocionais e de marketing, à venda na Internet, processamento de pedidos de compra de clientes e pagamentos, e suporte ao cliente, entre outros, e
 Processos internos de gestão, que incluem serviços terceirizados, treinamento interno e compartilhamento de informações, videoconferência e de recrutamento. Aplicações eletrônicas que melhoraram o fluxo de informações entre a produção e as forças de vendas para melhorar a produtividade da força de vendas. Comunicações de grupo de
trabalho e da edição eletrônica de informação de negócios internos mais eficientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *