Vivemos em um mundo globalizado na era do conhecimento. Esse contexto, logicamente, pressiona por adaptação, reação rápida, antecipação. Como em um jogo de xadrez, precisamos estar atentos a todas as possibilidades de movimentos do adversário e às nossas no tabuleiro.
Com cenários de mudança perene, incerteza e concorrência incansável, a disputa pelo mercado transforma-se e muda as regras do jogo todos os dias. Sobreviver significa ser competente para desenvolver sistemas que possam canalizar esse imenso fluxo de dados e transformá-lo em informação que apoie, ajude e consolide a assertividade na tomada de decisão por parte dos gerentes, líderes, empreendedores e presidentes de empresas, que dependem, cada vez mais, de sistemas computacionais, ferramentas e da qualidade do próprio dado capturado, adquirido ou comprado para essa finalidade.
Milhões de dólares são ganhos ou perdidos numa fração de segundos, transferindo riqueza de uma empesa para outra, de um mercado para outro.
Economias crescem e outras se arruínam devido ao uso da informação. O mundo e as entidades que são responsáveis pela circulação da riqueza dentro ele são dependentes, cada vez mais, de pessoas capacitadas a entender o dado, contextualizá-lo de acordo com o problema ou situação atual e, mediante o emprego de ferramentas que consigam lidar com o crescente turbilhão de dados produzidos diariamente pelo mundo a fora, resumir, sintetizar, buscar padrões, entender motivos, buscar tendências que demonstrem onde e como se pode tomar vantagem, ganhar mais, melhorar um resultado, produzir riqueza, inventar e inovar. Cabe a você, tomar frente a esse cenário e atuar como desbravador na crescente disputa, no mercado de e-commerce, por profissionais desse calibre e conhecimento.