Você há de concordar que a Tecnologia da Informação trouxe aspectos positivos e negativos para a sociedade, para as empresas e para o mercado de trabalho. Aquele que não se adequar às mudanças impostas por ela terá, com certeza, dificuldades em suas atividades. Acredito que alguns se lembrem da empresa Olivetti que, na década de 80, fabricava máquinas de escrever. Infelizmente o máximo de aperfeiçoamento que ela conseguiu atingir foi o lançamento da máquina de escrever elétrica.
O ramo de máquinas de escrever deu lugar para o dos computadores e a empresa Olivetti, por não acompanhar rapidamente as inovações tecnológicas, acabou fechando sua fábrica em São Paulo. Nós, seres humanos, devemos nos preocupar com isso também; temos sempre que nos aperfeiçoar, estar sempre atualizados em relação à tecnologia para que possamos sobreviver no mercado de trabalho.
São muitos os aspectos positivos que podem ser apontados em relação à Tecnologia da Informação: busca de vantagens competitivas, suporte aos processos, tomada de decisão de forma ágil, redução da exposição de pessoas a situações perigosas e até a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Esses benefícios são, de modo geral, percebidos por todos que usam a Tecnologia da Informação.
No entanto, os aspectos negativos, como invasão da privacidade, desemprego, redução ou eliminação do elemento humano, ansiedade da informação, o abismo digital também são, de modo geral, percebidos em nosso meio. O fato é que as vantagens conseguidas com a Tecnologia da Informação compensam os aspectos negativos, pois ela mudou e aperfeiçoou drasticamente nosso estilo de viver e de fazer negócios.
A Tecnologia da Informação vem crescendo em ritmo vertiginoso, em especial, a partir do surgimento da Internet, que possibilitou a interconexão de pessoas por todo o mundo. Por esse motivo é que devemos sempre nos especializar, procurar estudar e conhecer a Tecnologia da Informação para que não sejamos atropelados por ela.