Para os casos B2B (empresas que vendem para empresas), os ganhos são mais óbvios e é muito mais fácil enxergar o caminho. Já as empresas B2C (que vendem direto para o consumidor final) normalmente não vêem a rede com bons olhos por pensarem só no contato com o cliente e esquecerem das outras oportunidades.
O passo inicial de qualquer investimento na rede é entender quais os objetivos da empresa, o que ela está buscando lá. Se isso ficar claro, fica muito mais fácil planejar os investimentos e ver onde vale apena colocar atenção e dinheiro.
As possibilidades que vamos apresentar aqui servem para mostrar diferentes caminhos e formas deuso para que você consiga digerir e adaptar ao seu caso.
Uma forma mais simples de ter resultadocom pouco esforço
Mesmo que você não queira criar um perfil ou página, participar de grupos ou investir em anúncios,há uma possibilidade simples de extrair valor da rede: disponibilizar o botão de compartilhar nos conteúdos que produzir.
É uma possibilidade que exige pouquissimos esforços e vira um incentivo a mais para fazer as pessoas espalharem seu conteúdo no canal.O código do plugin pode ser gerado na página de instruções do próprio LinkedIn.
Gerenciando perfis pessoais no LinkedI nem favor da sua empresa
Muitas empresas se preocupam com o fato de funcionários estarem no LinkedIn e ganharem exposição, correndo o risco de receber propostas melhores, principalmente de concorrentes.
Não é minha ideia falar de RH por aqui, mas o fato é que sua empresa tem que se garantir dando as recompensas, perspectivas e desafios suficientes para que o funcionário não deseje sair. É muito difícil evitar todas as possibilidades de contato com outras empresas e o LinkedIn é só uma das portas:fechá-la não é garantia de bloquear o caminho.
Por outro lado, funcionários com perfis bons e completos podem trazer diversos benefícios ao seu negócio. A começar pelo fato de que vender, fazer uma parceria e ganhar uma recomendação são ações que exigem a construção de muita credibilidade. Antes de comprar da sua empresa, é muito provável que o cliente faça uma busca, procure entender quem está por trás da empresa e avalie se essas pessoas passam segurança ou não, afinal ele carrega essa responsabilidade como comprador.
Pense em qual é a melhor situação: não encontrar o perfil do seu vendedor ou atendimento, encontrar um perfil incompleto/abandonado ou encontrar um perfil ativo, que compartilha informações relevantes do mercado e têm diversas recomendações de outros profissionais?
INFORMAÇÕES BÁSICAS: NOME, FOTO, CARGO ATUAL E RESUMO NO LINKEDIN
É impressionante a quantidade de vezes em que nos deparamos com perfis que sequer fazem o básico bem feito.Com nome não há muita margem para erro, mas na foto já começamos a encontrar problemas. O ideal é sempre ter uma foto profissional, bem vestido e de boa qualidade. Sua empresa pode contratar um fotógrafo profissional e marcar um dia de sessão de fotos para todos.
É comum, por exemplo, as pessoas usarem fotos bem vestidas mas em ocasiões não profissionais(casamentos, formaturas) que dependendo do fundo podem passar uma impressão ruim (fotos cortadas em situações que haviam mais pessoas, por exemplo). Fotos muito informais também não são indicadas na rede.
No cargo, é importante usar um título que as pessoas realmente procuram, já que esse é um dos principais critérios para seu perfil aparecer nas buscas, uma das formas mais comuns de te encontrarem.Já no resumo, invista tempo para realmente se vender bem, são poucas as pessoas que realmente fazem isso.
Você tem 2.000 caracteres para falar de forma direta com quem visita seu perfil. Procure responder claramente à pergunta “o que te credencia ou por que você é alguém que vale a pena incluir na minha rede?
EXPERIÊNCIA NO LINKEDIN
As experiências anteriores ajudam a fortalecer seu histórico e oferecem a possibilidade de dar referências às novas pessoas com as quais você está contato. Da mesma forma como no cargo atual, procure ser direto nos cargos anteriores e descrever bem oque fazia (atividades, objetivos, realizações)
CONEXÕES
É interessante ter um bom número de conexões porque, a não ser que você tenha uma conta premium,só é possível enviar InMails (as mensagens privadas dentro do LinkedIn que funcionam de forma semelhante a um email) para quem é seu contato.
Também, para adicionar novos contatos que você quer conhecer mais ainda não conhece, há a possibilidade de pedir para alguma conexão em comum fazer a ponte automaticamente pela rede. Assim,quanto maior o número de conexões, maior o tamanho do seu alcance.
Por fim, ter conexões em comum com um potencial parceiro ou cliente pode ser uma forte prova social e ajuda a gerar credibilidade ao seu perfil.Por isso, é recomendado que você aceite/adicione todos os seus contatos e sempre se lembre de procurar novas pessoas que conheceu para acrescentar à sua rede. Inclua também seu perfil no cartão de visitas.