SEATTLE – Na quinta-feira, a Amazon reportou lucro líquido de US $ 857 milhões em seu trimestre mais recente, o terceiro trimestre consecutivo em que mostrou um lucro recorde. Seu lucro líquido para os três meses também mais de nove vezes a quantidade foi para o mesmo período do ano passado.
Uma grande parte do que tem feito história da Amazon como uma empresa tão cativante para os investidores é o foco único de Jeffrey P. Bezos, a empresa do fundador e executivo-chefe, em fazer investimentos grandes de longo prazo. Ao contrário do Google e Facebook, que tem empresas de publicidade altamente rentáveis, negócios de varejo da Amazon tem operado em pequenas margens de lucro, que rapidamente desaparecem quando a empresa começa a gastar pesadamente, empurrando-o para o vermelho.
O que é mais impressionante sobre sua recente hábito de mostrar lucros é que a Amazon não tenha de repente se tornar mesquinho sobre como fazer investimentos. Em uma teleconferência, o diretor financeiro da Amazon, Brian Olsavsky, disse que a empresa vai abrir 18 novos centros de atendimento – os armazéns a partir do qual ele processa pedidos de clientes – no terceiro trimestre deste ano, três vezes o número que abriu no mesmo período do ano passado.
Amazon planeja quase dobrar seus gastos em vídeo digital durante a segunda metade do ano, à medida que expande as ofertas de seu serviço de streaming Netflix-like, disse ele. Esse aumento da despesa reflecte uma quase triplicação do número de programas de televisão originais e filmes financiados pela Amazon.
“Eu não tomaria nossos resultados financeiros como uma indicação de que estamos ficando sem oportunidades de investimento”, disse Olsavsky.
A ascensão em Ações da Amazônia
Para o segundo trimestre, que terminou 30 de junho, a Amazon reportou lucro líquido de U $ 857 milhões, ou $ 1,78 por ação, acima dos US $ 92 milhões, ou 19 centavos por ação, um ano atrás.
Receita saltou 31 por cento para US $ 30,4 bilhões de US $ 23,19 bilhões no ano anterior. Os resultados foram bem acima da estimativa média de analistas consultados pela Thomson Reuters de US $ 1,11 por ação em receitas e US $ 29,55 bilhões em receitas.
“Eles estão realmente começando a provar a sua rentabilidade”, disse Mark Mahaney, analista da RBC Capital Markets.
As ações da Amazon subiram mais de 2 por cento no pregão after-hours após a divulgação de seus resultados.
A empresa divulgou um lucro operacional de US $ 718 milhões de seu Amazon Web Services negócios, ante US $ 305 milhões do ano anterior. Isso é um pouco mais do que o lucro que mostrou a partir de sua empresa de varejo da América do Norte.
O negócio de varejo norte-americana, no entanto, gerou US $ 17,67 bilhões em receitas em comparação com US $ 2,89 bilhões para Amazon Web Services, uma indicação das margens de lucro significativamente mais elevados em computação em nuvem.
Amazon começou a alugar o acesso a computadores e software em seus centros de dados mais de uma década atrás. Embora tenha sido descartada por muitos para se afastar de seu foco no varejo eletrônico, é agora o líder em computação em nuvem, à frente de empresas como Microsoft e Google.
Ainda assim, o negócio de varejo que a Amazon é mais conhecido por está crescendo a um ritmo acelerado, embora seja agora mais de duas décadas de idade. receitas de varejo norte-americana da empresa saltou 28 por cento, uma vez que continuou a beneficiar de uma mudança nos gastos do consumidor on-line de lojas offline.
gastos da empresa em novos armazéns e serviços de entrega tem desempenhado um papel importante em ajudar-lo engolir uma porção maior do dinheiro as pessoas gastam em bens de consumo.
“Eles estão desafiando as leis da gravidade”, disse Gene Munster, analista da Piper Jaffray. “Isso mostra o seu nível de ganhos de participação de mercado está aumentando.”