Introduzir tecnologia da informação requer planejamento judicioso e análise dos custos envolvidos comparados com as vantagens mercadológicas almejadas, porém se tem vendido produtos de tecnologia da informação como se fossem soluções mágicas que resolvem tudo facilmente.
A economia atual faz uso de transformações tecnológicas de processos e produtos, produção e gestão baseadas em conhecimento. Para tanto, tem-se dois momentos: o primeiro é a introdução da tecnologia de informação na economia industrial e na agrícola, o segundo são os produtos específicos da indústria informacional, virtual ou digital, dispositivos que processam a informação ou próprio resultado da digitação e processamento da informação.
Apesar de o processo de virtualização ocorrer a muito tempo, é apenas nos dias de hoje que ele se tornou claro e presente. No espaço virtual vem sendo criado vários portais e páginas, que abrigam atividades econômicas até então só existentes no mundo real.
Para a criação dessas ferramentas, fez se necessário o desenvolvimento de novas técnicas de telecomunicações (satélites, fibra ótica e sem fio), e sua implementação junto as tecnologias da informação complementam a plataforma cibernética e multifuncional, sobre a qual é construído o mundo virtual.
A web plataforma, ou somente internet, realiza esta plataforma cibernética de forma cada vez mais abrangente e de fácil acesso, criando e adaptando novas técnicas, tecnologias e ferramentas virtuais, mas, mesmo assim, a todo momento novas tecnologias, dispositivos, ferramentas e processos mais adequados à realização de atividades no espaço cibernético e de comunicação entre o mundo real e o virtual são introduzidos, tornando a web plataforma um ferramenta obrigatória para a maioria das instituições.
