Desenvolver o plano de marketing: Lambim

Uma maneira de desenvolver o plano de marketing seria, segundo Lambim (2000), respondendo a estas questões:

1. Qual é o mercado de referência e qual a missão estratégica da empresa no mercado?

2. Nesse mercado de referência, qual a diversidade nos produtos/mercados e quais os posicionamentos possíveis de serem adotados?

3. Quais os atrativos intrínsecos dos produtos/mercados e quais são as ameaças e as oportunidades do ambiente?

4. Para cada produto/mercado, quais são os trunfos da empresa, suas forças e fraquezas e o tipo de vantagem competitiva possuída?

5. Qual a estratégia de cobertura de mercado e de desenvolvimento a ser adotada e qual o nível de ambição estratégica definida para os produtos / mercados que fazem parte da oferta da empresa?

6. Como traduzir os objetivos estratégicos definidos pela empresa para cada item do composto de marketing (produto, preço, distribuição e comunicação)?

(Lambim, 2000, apud Giraldi e Copamar, 2005, p.45).

 

Após o (1) planejamento do Plano de Marketing, as próximas etapas são (2) Implementação do Plano de Marketing, que, segundo Kotler e Armstrong (2000, p.36), “é o processo que transforma estratégias de marketing em ações” e (3) Avaliação e Controle, que envolve o monitoramento, avaliação, auditoria dos resultados em curto e longo prazo, focando as metas do planejamento.

Através do Plano de Marketing, podemos definir com mais clareza os consumidores, linhas de produtos que podem ser oferecidas e formas de fidelizar o cliente. A forma de Plano de Marketing de Kloter e Armstrong é muito similar a várias outras da literatura. Embora as questões de Lambim pareçam ser mais simples, elas se encontram dentro das sugestões de Kotler e Armstrong.

 

Para saber mais sobre o Plano de Marketing, acesse a Biblioteca do Sebrae. Possuem exemplos de uso os seguintes sites:
Plano de Marketing.
Biblioteca Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *