O marketing e a Administração possuem planos independentes. No marketing, o foco é o Plano de Marketing e, na Administração, foco é o Plano de Negócio, porém o Plano de Marketing é um capítulo do Plano de Negócio da empresa. O Plano de Negócio e o Plano de Marketing constituem uma documentação que todos devem seguir dentro da empresa.
O Plano de Negócio é o plano que contém informações empresariais que documentam, de forma descritiva, onde a empresa e seus setores se encontram e aonde pretendem chegar, traçando tanto objetivos internos como externos. Seus principais pontos são:
O que é a empresa? Onde ela está ? Aonde e como quer chegar?
Esta ferramenta da Administração tem por objetivo fundamental ajudar na gestão e no planejamento de uma empresa, sendo um dos principais documentos requeridos para empréstimo bancário, financiamento e investimento.
Para saber mais sobre o Plano de Negócio, acesse a Biblioteca do Sebrae: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/797332C6209B4B1283257368006F F4BA/$File/NT000361B2.pdf
O Plano de Marketing contém os objetivos e estabelece estratégias de marketing para alcançá-los. Este documento interativo é uma forma de guia ou de instruções para os envolvidos, tendo em vista a satisfação do cliente e lucratividade para a empresa.
Quadro: Conteúdo de um Plano de Marketing, segundo Kotler e Armstrong.
Seção –> Propósitos
Resumo executivo –> Apresenta uma breve visão do plano proposto para ser examinado rapidamente pela direção.
Situação corrente do marketing –> Apresenta dados relevantes sobre o mercado, produto, concorrência e distribuição.
Análise das ameaças e oportunidades –> Identifica as principais ameaças e oportunidades que podem causar impacto no produto.
Objetivos e questões –> Define os objetivos da empresa para o produto nas áreas de venda, participação no mercado e lucro, e as questões que afetarão esses objetivos.
Estratégia de marketing –> Apresenta a ampla abordagem de marketing que será usada para os objetivos do plano serem atingidos. Programas de ação Especifica o que será feito, quem fará, quando será feito e quanto custará.
Orçamentos –> Uma projeção de lucros e perdas, prevendo os resultados financeiros esperados do plano.
Controles –> Indica como a execução do plano será acompanhada de perto. Fonte: Kotler e Armstrong (2000, p.31)