Registro BR – órgão gerenciador de domínios do Brasil

Primeiro passo para se ter um domínio no Brasil é solicitá-lo junto ao único órgão responsável por gerenciar os domínios (.com.br).registro_br_registro_dominio

Na parte (1), temos a opção de pesquisar a existência ou origem de um domínio específico. Essa opção é importante, pois mostra o contato e os servidores de quem o registrou e mostra, principalmente, se esse mesmo domínio a ser consultado está disponível para registro ou não. A pesquisa, por exemplo, de cruzeirodosul.edu.br mostra que o domínio já está registrado e configurado os servidores, clicando no link, Mais Informações e Whois, mostra detalhes de quem o registrou.

A sessão (2) é a sessão de cadastro. Todos devem fazer o cadastro, já que é gratuito. Ao ter um nome de um domínio que não existe, através do cadastro, pode-se “guardá-lo”, ou seja, comprar o domínio por alguns dias até registrá-lo devidamente, ou seja, até pagar a taxa do registro.br (R$ 30.00) e apontar os IP dos servidores que irão ser responsáveis pelo novo domínio. Após o cadastro, para adquirir um domínio, é preciso logar, com seu ID/Senha, e preencher um formulário de cadastro de domínio como segue abaixo. Para facilitar a explicação desse formulário, vamos dividi-lo em 4 partes. Segue, abaixo, uma breve descrição das partes do formulário de registro de domínios. Na seção (1) do formulário, deve ser digitado o novo domínio e depois escolher a área de atuação.

No formulário, variam de 1 a 69 os tipos de registro.BR. Na seção (2), há 2 variações: “Pessoa Jurídica” e “Pessoa Física”. No Brasil, os domínios que forem de atuação comercial são obrigatoriamente cadastrados com CNPJ, ou seja, é preciso fazer um breve cadastro da empresa, porém uma empresa pode cadastrar vários domínios. Para domínios de cunho profissional liberal ou afins, somente o CPF é necessário.

Na seção (3), o ID principal é o de registro, porém é possível delegar contatos para cobrança e suporte técnico para outros IDs. Na seção (4), no Servidor “Master” e “Slave 1” devem ser colocados o IP fixo fornecido pela ISP ou os IP´S de hospedagem.

Existem pessoas que compraram domínios com os nomes de empresas que ainda não o tinham, para depois venderem-no à própria empresa. Daí a importância de comprar o domínio com o nome da empresa ou até comprar o nome, a fim de evitar que isso ocorra, pois, a partir do momento em que um domínio é cadastrado, não se pode tirá-lo de quem o cadastrou nem recuperar esse domínio até que seu cadastro seja cancelado. Dica: se a empresa for cadastrada em outro ID, peça que o ID que cadastrou a empresa lhe transmita o registro da empresa, caso contrário, somente o ID que tiver cadastrado a empresa será o responsável pelo domínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *