A busca incessante por informações de Madeira de Demolição continua….
No post anterior: Como é Fabricado um Móvel em Madeira de Demolição aqui no Brasil falei um pouco…
Já aprendi bastante coisas em minhas pesquisas….
Quando for construir, reformar ou decorar qualquer ambiente, opte por madeiras com certificado de procedência ou vindas de demolições. Assim você evita o comércio ilegal de madeira, ajuda a proteger as florestas e garante uma construção bonita e sustentável.
Madeira de demolição é uma forma nobre de expressão na realização de um projeto arquitetônico, desde o mais simples até o mais sofisticado, pois seu objetivo de trabalhar o contraste entre o antigo e o moderno é realçado, resultando em belíssimos trabalhos, com elegância e responsabilidade ecológica.
Por conta de sua solidez, durabilidade e textura, a madeira está presente na decoração de muitas casas e escritórios. Além disso, praticamente tudo pode ser construído com ela, como sofás, estantes, mesas, etc.
Questionar a procedência e pedir documentos (fotos e atestados da demolidora, entre outros) também ajudam. “Vale ainda confirmar se a marca permite ao cliente acompanhar algumas etapas de transformação do material”, completa Sérgio.
O Brasil é um país reconhecido pela qualidade de seu trabalho em peças e design de ambientes utilizando madeira de demolição, exportando sua mão de obra e seus produtos para variados mercados do mundo, como Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina, pois como em muitos outros setores, nosso país é melhor visto e apreciado por mercados de fora, do que pelo seu próprio povo com uma gigantesca capacidade de absorver a produção nacional.
Diante de toda essa transformação de valores ligados a produtos ecologicamente corretos, podemos acompanhar o crescimento absurdo da demanda por produtos deste tipo, sendo a madeira de demolição um dos itens com forte destaque, por aliar um estilo nobre, ecologicamente correto, e que após o trabalho de mãos talentosas espalhadas pelo Brasil, vem a se transformar em variadas obras de arte.
Quanto tempo em média dura a madeira de demolição?
“É difícil dizer porque são peças de excelente qualidade e naturalmente longevas – desde que não sofram condições extremas, como a exposição ao fogo ou a um regime de molha e seca”, avalia Marcio Nahuz. A idade avançada traz ainda outra vantagem, além da beleza de veios e ranhuras. “Elas trabalham menos do que os exemplares novos depois de instalados, reduzindo problemas como rachaduras”, garante.
Cuidados simples garantem a longevidade do móvel. Caso fique exposto ao sol e a chuva, deve-se passar verniz para protegê-lo. Se ele fica em ambientes internos, especialistas recomendam polir com uma lã de aço seca e passar uma camada de cera de carnaúba para resgatar o brilho.
Links sobre o assunto: