Tipos De Acabamentos Utilizados Para Móveis Fabricados Com Madeira De Demolição

E voltamos novamente ao post referente ao assunto: Como é Fabricado um Móvel em Madeira de Demolição aqui no Brasil

Hoje a minha busca é sobre o Acabamento que é utilizado em móveis fabricados especialmente com madeira de demolição.

Novamente dificil encontrar conteúdo relevante…. e por isso o meu interesse em compartilhar o conteúdo encontrado na internet com vocês.
madeira de demolição

Tipos de acabamentos para madeira de demolição. Existem três grandes tipos de acabamento:

Evaporativo
Reativo
Coalescente
A cera é um acabamento evaporativo porque é dissolvido em terebentina ou destilados de petróleo para formar uma pasta macia. Após a evaporação destes destilados, sobrou-se um resíduo de cera.

Os acabamentos reativos podem usar solventes como espíritos brancos e nafta como base. Os vernizes, o óleo de linhaça e o óleo de tung são acabamentos reativos, o que significa que eles mudam quimicamente quando curam, ao contrário dos acabamentos evaporativos. Esta mudança química é tipicamente uma polimerização, e o material resultante é mais facilmente dissolvido em solventes.

O óleo de Tung e o óleo de linhaça são acabamentos reativos que curam por reagir com oxigênio, mas não formam um filme.

Os acabamentos à base de água geralmente se enquadram na categoria de coalescimento.

Comparação de acabamento em madeira de demolição:

Os acabamentos claros destinam-se a tornar a madeira boa e a atender às demandas a serem colocadas no acabamento. Escolher um acabamento claro para madeira envolve trade-offs entre aparência, proteção, durabilidade, segurança, requisitos para limpeza e facilidade de aplicação. A tabela a seguir compara as características de diferentes acabamentos claros. As “qualidades de fricção” indicam a facilidade com que um acabamento pode ser manipulado para entregar o acabamento desejado. Shellac deve ser considerado de duas maneiras diferentes. É usado diluído com álcool desnaturado como um acabamento e como forma de manipular a habilidade da madeira para absorver outros acabamentos. O álcool evapora quase que imediatamente para produzir um acabamento que irá prender-se a praticamente qualquer superfície, mesmo vidro, e praticamente qualquer outro acabamento pode ser usado sobre ele.

  • Óleo de linhaça tratando a  Madeira de Demolição Verniz acrílico acabamento na a  Madeira de Demolição Verniz para falhas em a  Madeira de Demolição
    Tinta acrílica pintura em a  Madeira de Demolição Óleo de casca e linhaça tratando a a  Madeira de Demolição Cera de abelha fundida aplicação de   Madeira de Demolição
    Relação 2: 1 de cera de abelha e cera de carnaúba Madeira Sem acabamento a Madeira de Demolição

A madeira de demolição pode vir de madeiras e pavimentos resgatados de celeiros, fábricas e armazéns antigos, embora algumas empresas usem madeira de estruturas menos tradicionais, como vagões, minas de carvão e barris de vinho. Outro tipo de madeira recuperada é soprar madeira, de tempestades e outras causas naturais. Esta madeira deve ser completamente seca para evitar a deformação e inspeção de insetos. Um terceiro tipo são os registros abatidos pelas primeiras empresas madeireiras no sudeste dos EUA, esses troncos foram perdidos nos rios a caminho dos moinhos.

A madeira recuperada é realmente mais fácil de localizar do que no passado, porque agora as estruturas antigas são muitas vezes desconstruídas, em vez de demolidas.
Tenha em mente que as madeiras recuperadas de estruturas modernas podem ter sido tratadas ou terminadas, em algum momento de sua vida, com produtos à base de petroquímica e / ou tinta de chumbo. A madeira mais velha tem menos probabilidade de ter acabado com produtos tóxicos.

Encontre madeira comprada que tenha sido recuperada no mercado doméstico, em vez de enviada do Sudeste Asiático ou da América do Sul para a escolha mais ecológica.

O acabamento da madeira refere-se ao processo de refinação ou proteção de uma superfície de madeira, especialmente na produção de móveis, onde tipicamente representa entre 5 e 30% dos custos de fabricação. [1] [2]

O acabamento é o último passo do processo de fabricação que proporciona características de superfícies de madeira desejáveis, incluindo aparência aprimorada e maior resistência à umidade e a outros agentes ambientais. O acabamento também pode tornar a madeira mais fácil de limpar [3] e mantê-la higienizada, selando os poros que podem ser criadouros para bactérias. O acabamento também pode influenciar outras propriedades da madeira, por exemplo, qualidades tonais de instrumentos musicais e dureza do piso. [4] [5] Além disso, o acabamento fornece uma maneira de dar às madeiras de baixo valor a aparência das que são caras e difíceis de obter.

O acabamento de madeira requer um planejamento cuidadoso para garantir que a peça acabada seja atraente, atenta bem no atendimento e atenda aos requisitos ambientais e de segurança. [6] O planejamento para o acabamento começa com o design do mobiliário. [6] Deve-se ter cuidado para garantir que as bordas dos móveis sejam arredondadas para que elas possam ser adequadamente revestidas e possam resistir ao desgaste e à fissuração. Também deve ser dada atenção cuidadosa ao design e à força das juntas de madeira para garantir que não se abram no serviço e quebrarem o acabamento subjacente. [7] Também deve ser tomado cuidado para eliminar os recessos nos móveis, que são difíceis de terminar com alguns sistemas, especialmente os acabamentos curados por UV. [8]

O planejamento para o acabamento da madeira também envolve pensar nas propriedades da madeira que você vai terminar, pois podem afetar grandemente a aparência e o desempenho dos acabamentos, e também o tipo de sistema de acabamento que dará à madeira as características que você está procurando. [6] Por exemplo, as madeiras que apresentam grande variação de cor entre alburno e cerne ou dentro do cerne podem exigir um passo de coloração preliminar para reduzir a variação de cor. [9] Alternativamente, a madeira pode ser branqueada para remover a cor natural da madeira e depois corada à cor desejada. [10] [11] As madeiras que são de textura grosseira, tais carvalhos e outras madeixas de porco porosas podem precisar ser preenchidas antes de serem concluídas para garantir que o revestimento possa unir os poros e resistir ao cracking. Os poros nas madeiras aneletais porosas absorvem preferencialmente a mancha pigmentada, e é possível aproveitar isso para destacar o grão da madeira. [7] Algumas madeiras tropicais, como o jacarandá (Dalbergia nigra), o cocobolo (Dalbergia retusa) e o padauk africano (Pterocarpus soyauxii), contêm extractos como quinonas, que retardam a cura de poliéster insaturado e revestimentos de acrilato curado com UV, e outros sistemas de acabamento Deve ser usado com essas espécies. [12] [13] [14]
O planejamento para o acabamento da madeira também envolve estar ciente de como o processo de acabamento influencia o resultado final. É necessário um tratamento cuidadoso da madeira para evitar dentes, arranhões e sujidade com sujeira. [6] A madeira deve ser marcada para cortar usando lápis em vez de tinta; No entanto, evite lápis duro ou macio. HB é recomendado para o trabalho facial e 2H para trabalho conjunto. [6] Deve-se ter cuidado para evitar espremer a cola das juntas porque a cola reduzirá a absorção da mancha e do acabamento. Qualquer excesso de cola deve ser cuidadosamente removido para evitar danos adicionais à madeira.

O teor de umidade da madeira afeta a coloração da madeira. [15] Mudanças no teor de umidade da madeira podem resultar em inchaço e encolhimento da madeira, que podem estressar e quebrar os revestimentos. Ambos os problemas podem ser evitados por madeira armazenada dentro de um ambiente onde pode equilibrar-se para um teor de umidade recomendada (6 a 8%) que é semelhante ao uso final pretendido do mobiliário. [7]

Finalmente, é necessário considerar se a madeira acabada entrará em contato com alimentos, caso em que deve ser utilizado um acabamento seguro para alimentos, [16] regulamentos ambientais locais que regem o uso de acabamentos [17] e reciclagem de acabamento Madeira no final de sua vida. [18]

 

1. Uma extremidade da sua madeira de demolição pode ser mais larga que a outra. Ou o quadro está deformado. Ou uma porção pode ser danificada pela água. Você não poderá usar cada centímetro de uma peça de madeira em um projeto, então compre um pouco de material para trabalhar.

2. É preciso uma unha rogue para causar estragos em uma lâmina de serra. Os bons armazéns de salvamento terão removido a maioria dos metais da madeira, mas qualquer coisa que ainda esteja embutida precisa ser cortada.

3. Lixar ligeiramente a placa inteira, usando papel de lixa de areia mais pesada (80 a 100) para remover as aparas, mas mantenha a pátina.

4. Ao cortar e montar, lembre-se que a parte interessante da madeira é a superfície externa e o grão final. O grão de superfície interior de um antigo 2 x 4 parece o mesmo que um novo.

5. Suponha que qualquer tinta em um pedaço de madeira recuperada seja baseada em chumbo, o que é seguro para ninguém. Corte e descarte a área pintada ou cubra o produto acabado em um poliuretano altamente durável, de modo que a tinta esteja atrás de uma barreira protetora.

6. Um acabamento de cera protege ligeiramente enquanto mantém uma aparência não tratada. O poliuretano proporciona um brilho e durabilidade aos móveis de alta utilização. Aplique revestimentos claros ou acabamentos de cetim como você faria em madeira comum, mas não use manchas. Você quer que as qualidades naturais mostrem.

 

Removendo defeitos maiores
Os maiores defeitos que interferem no acabamento da madeira incluem dente, gouges, splits e manchas de cola e manchas. [7] Esses defeitos também devem ser removidos antes de terminar, caso contrário eles afetarão a qualidade do mobiliário ou objeto acabado. No entanto, é difícil eliminar completamente grandes defeitos das superfícies de madeira.

A remoção de abas de superfícies de madeira é bastante direta como apontado pelo Flexner. [7] Adicione algumas gotas de água desmineralizada para o dente e deixe mergulhar dentro. Em seguida, coloque um pano limpo sobre o dente e coloque a ponta de um ferro quente sobre o pano que fica imediatamente acima do dente, tendo muito cuidado em não queimar a madeira . A transferência de calor do ferro para a madeira causará fibras comprimidas no dente para recuperar suas dimensões originais. Como resultado, o dente diminuirá em tamanho ou mesmo desaparecerá completamente, embora a remoção de dentes grandes possa exigir uma série de ciclos de molhagem e aquecimento. A madeira do dente recuperado deve então ser seca e lixada suavemente para combinar com a madeira circundante.

Gouges e buracos na madeira são mais difíceis de reparar do que dents porque as fibras de madeira foram cortadas, rasgadas e removidas da madeira. As gargantas e divisões maiores são melhor reparadas corrigindo o vazio com um pedaço de madeira que corresponde à cor e à orientação dos grãos da madeira em reparação. [7] Patching wood requer habilidade, mas quando feito corretamente, é possível criar um reparo que seja muito difícil de ver. Uma alternativa ao remendo é preenchimento (às vezes conhecido como parada). [7] [23] Numerosas cargas coloridas (massas e ceras) são produzidas comercialmente e são coloridas para corresponder com diferentes espécies de madeira. O preenchimento bem-sucedido de vazios na madeira exige que o enchimento corresponda precisamente à cor e ao padrão de grãos da madeira ao redor do vazio, o que é difícil de conseguir na prática. Além disso, os vazios preenchidos não se comportam como madeira durante as etapas de acabamento subseqüentes, e envelhecem de maneira diferente na madeira. Por conseguinte, podem ser observados reparos em madeira com enchimentos. [7] Portanto, o enchimento é melhor usado com acabamentos opacos em vez de acabamentos semitransparentes, que permitem que o grão da madeira seja visto.

Manchas e gotas de cola às vezes são presentes em torno das juntas dos móveis. Eles podem ser removidos usando uma combinação de raspagem, esfregando e lixando. [7] Essas abordagens removem a cola superficial, mas não a cola sob a superfície da madeira. A cola sub-superficial reduzirá a absorção da mancha pela madeira e poderá alterar o padrão de arranhões criado pela lixa. Ambos os efeitos irão influenciar a forma como as cores da madeira quando as manchas são usadas para terminar a madeira. Para superar este problema, pode ser necessário localmente manchar e retocar áreas previamente cobertas por cola para garantir que o acabamento em tais áreas corresponda ao da madeira circundante. [7]

 

Colorir madeira de demolição
A madeira pode ser manchada para mudar sua cor ou deixada sem mancha antes da aplicação de laca, ou outros tipos de capas superiores. A coloração deve aumentar a aparência da madeira, reduzindo a variação de cor entre e dentro da albura e do cerne. Ele também fornece uma maneira de dar madeiras sem graça como o álamo, a aparência de madeiras de móveis preciosas, como ébano, mogno ou noz. A madeira pode ser manchada com corantes ou acabamentos pigmentados. Estes acabamentos estão disponíveis em uma grande variedade de cores, muitas das quais não fazem parte da paleta de cores natural da madeira, por exemplo, azuis e verdes. As manchas pigmentadas tendem a destacar o grão (e também arranhões de lixar), enquanto os corantes não têm esse efeito e são mais transparentes. A madeira também pode ser colorida expondo-a aos produtos químicos que reagem com a madeira para formar compostos coloridos. A coloração química da madeira raramente é realizada porque é mais fácil colorir a madeira usando corantes ou manchas pigmentadas. No entanto, o fumo amoníaco é um método de coloração química que ainda é ocasionalmente usado para escurecer madeiras, como o carvalho que contém muitos taninos. A coloração da madeira é difícil de controlar, porque algumas partes da madeira absorvem mais manchas do que outras, o que leva a problemas como a mancha e a varredura. Por esse motivo, como apontou o Flexner, muitas pessoas preferem omitir o passo de coloração ao finalizar a madeira.

Pintura e acabamento de móvel de madeira com óleo natural BIOFA …

https://www.youtube.com/watch?v=tGtHh_yfi28
30 maio 2013 www.biofa.pt geral@biofa.pt Pintura e acabamento de móvel com óleo natural BIOFA. Aplicado a pincel, à … Com este acabamento a superfície da madeira respira. AcabamentoMadeira de Demolição 49,339 views · 3:05.

Madeira de demolição confere estética e sustentabilidade a …

https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/madeira-de-demolicao-confere-estetica-e-sustentabilidade-a-ambientes-internos_7268_0_1
Presente tanto em projetos arquitetônicos quanto no mobiliário, a madeira de demolição nada mais é do que o acabamento proveniente do garimpo de …

Móveis rústicos em madeira de demolição – Barrocarte

https://www.barrocarte.com.br/infos.asp?lang=pt_BR&codigo_texto=9
No entanto o uso de madeira de demolição para fins decorativos, o que é o caso de … Por se tratarem de madeira já reutilizadas, é necessário um acabamento …

Acabamentos especiais – Móveis do Bem

http://www.moveisdobem.com/acabamentos-especiais/
30 dez. 2013 Os diferentes tipos de acabamentos são o toque final de estilo e … com amadeira de demolição no seu aspecto mais bruto e rústico: rustico ..

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *