A Microsoft é a mais recente grande empresa a alertar sobre uma interrupção enquanto a China luta contra o surto do coronavírus.
A gigante da tecnologia disse que, como seus fornecedores chineses foram fechados, as operações de manufatura foram afetadas.
Esse atraso pode afetar as vendas de seus negócios de computação pessoal, incluindo tablets Surface, alertou a Microsoft.
A Microsoft disse que as fábricas estão reabrindo em toda a China, mas isso está acontecendo mais lentamente do que o esperado.
O anúncio da Microsoft destaca um problema crescente para empresas de tecnologia que contam com uma rede complexa de fornecedores na China para entregas em tempo real de peças essenciais.
“Com a Apple sendo a primeira referência tecnológica a confirmar a cadeia de suprimentos danificada após o surto de coronavírus na semana passada, não deve ser um choque … (que o negócio de PCs da Microsoft) estará sob pressão de curto prazo relacionada a problemas de cadeia de suprimentos na região “, disseram os analistas da Wedbush Securities Daniel Ives e Strecker Backe em uma nota.
Outros fabricantes de computadores e eletrônicos também estão sofrendo com a interrupção de suas cadeias de suprimentos, tanto voluntária quanto forçada, conforme seguem as diretrizes de saúde do governo e tomam medidas extras para manter os trabalhadores em casa para evitar a propagação do vírus.
A Foxconn, um importante fornecedor da Apple, disse que está continuando seus esforços para trazer de volta suas fábricas na China a toda velocidade, mas não às custas da segurança do trabalhador.
Por que grande parte da ‘fábrica do mundo’ permanece fechada
Coronavírus: trabalhadores chineses ofereceram transporte gratuito
A indústria de telefonia da China pediu para “voltar ao trabalho”
“Embora nossas instalações na China tenham atrasado seu retorno às operações normais, nossas instalações em vários outros mercados, incluindo Vietnã, Índia e México, estão operando com capacidade total e planos de expansão para algumas de nossas instalações globais estão sendo implementados “, Disse a Foxconn em um comunicado.
Com muitas fábricas ainda fechadas após o feriado do Ano Novo Chinês, as empresas globais estão lutando para obter as peças de que precisam para fazer seus produtos.
Os fabricantes de automóveis têm fechado fábricas fora da China que dependem de peças essenciais do país.