
Os vários aplicativos de rastreamento de contatos do Reino Unido agora podem se comunicar entre si, permitindo que as pessoas sejam correspondidas nas diferentes áreas que cobrem.
Até agora, os usuários precisavam baixar aplicativos Covid-19 separados e alterar as configurações se, por exemplo, viajassem da Inglaterra para a Escócia.
Quem já possui um dos aplicativos não precisa fazer nada para que o novo sistema funcione.
No entanto, os aplicativos não se comunicam com outros equivalentes europeus.
Os produtos que se tornaram interoperáveis são:
- Inglaterra e País de Gales NHS Covid-19
- StopCOVID da Irlanda do Norte
- Proteja a Escócia
- Alerta COVID de Jersey
- Beat COVID Gibraltar
Todos os aplicativos usam sinais Bluetooth para registrar quando os smartphones de duas pessoas ficam próximos um do outro.
Essas leituras podem ser usadas se uma pessoa for infectada com coronavírus e registrar o fato, para que outras pessoas saibam se elas estiveram por perto por tempo suficiente para precisar se isolar.
Todos os aplicativos agora podem acessar as IDs anônimas de pessoas com teste positivo porque começaram a compartilhar um servidor de computador configurado pela Escócia por meio do Amazon Web Services.
No entanto, os responsáveis destacam que nenhuma informação pessoal está sendo trocada e que agências externas – incluindo polícia e governo – ainda não têm como identificar as pessoas pelo uso dos aplicativos.
“Embora a maioria de nós não viaje sob as restrições atuais, esta atualização fornecerá proteção para aqueles que precisam continuar a viajar para outras áreas do Reino Unido por motivos essenciais, como o trabalho”, escreveu Gaby Appleton , diretor de produto do blog para Test and Trace no Departamento de Saúde e Assistência Social.
“É importante notar que esta atualização não compromete nosso compromisso com a privacidade.”

A secretária de Saúde da Escócia, Jeane Freeman, acrescentou que mais de 13.000 pessoas já foram alertadas por meio de seu aplicativo de que estiveram em contato próximo com alguém com teste positivo, e esta atualização foi “um passo importante para ajudar a reduzir ainda mais a propagação da doença” .
Aplicativos europeus
A Comissão Europeia está realizando um esforço paralelo para tentar fazer com que outros aplicativos baseados na tecnologia de rastreamento de contatos da Apple e do Google funcionem juntos.
Eles incluem :
- Corona-Warn-App da Alemanha
- Rastreador COVID da Irlanda
- Immuni da Itália
- Apturi Covid da Letônia
- Radar Covid da Espanha
Em teoria, a comissão acredita que os aplicativos de 20 estados membros poderiam funcionar juntos porque são baseados em sistemas descentralizados semelhantes – o que significa que o processo de correspondência de contatos ocorre nos smartphones, em vez de em servidores remotos.
No entanto, como o VirusRadar da Hungria e o StopCovid da França são baseados em tecnologias centralizadas diferentes, atualmente não há como adicioná-los.
O período de transição do Reino Unido após o Brexit deve terminar este ano, mas não está sendo deliberadamente excluído.
“O Reino Unido poderia teoricamente participar até o final de 2020, mas não mostrou interesse até agora”, disse um porta-voz da Comissão Europeia à BBC.
“A partir de 2021, a participação dependeria de um acordo de saúde pública entre a UE e o Reino Unido”.
A iniciativa da comissão baseia-se na Diretiva da UE sobre a aplicação dos direitos dos pacientes nos cuidados de saúde transfronteiriços, e isso não está coberto pelo Acordo de Retirada.
Portanto, se o Reino Unido esperar para aderir até o final do ano, isso pode complicar as coisas.
