Elon Musk zombou do presidente Joe Biden no fim de semana depois que a aterrissagem bem-sucedida no sábado do vôo Inspiration4 da SpaceX transportou quatro turistas em uma missão orbital de três dias .
Quando alguém perguntou a Musk no Twitter por que Biden não reconheceu a realização, o CEO da SpaceX e da Tesla ofereceu algumas palavras bem escolhidas.
“Ele ainda está dormindo”, Musk respondeu no tweet da tarde de domingo , ecoando o insulto do ex-presidente Donald Trump, que se referiu a Biden pelo apelido de “Sleepy Joe”.
Mais tarde, outra pessoa tuitou com uma imagem do filme “Alien”, rotulando o alienígena agarrando o rosto de um astronauta como “UAW” e a vítima como “Biden”. Musk respondeu com um tweet que dizia: “Parece que sim.” Musk está em batalhas com o sindicato United Auto Workers , que até agora não conseguiu organizar os trabalhadores nas fábricas da Tesla.
O vôo da SpaceX recebeu vários tweets de parabéns durante e após o vôo de Bill Nelson, o ex-senador que Biden indicou como administrador da NASA .
“Parabéns # Inspiration4! Com o splashdown de hoje, você ajudou a demonstrar que a órbita da Terra baixa está aberta para negócios”, Nelson tuitou no sábado.
“A órbita da Terra baixa está agora mais acessível para mais pessoas experimentarem as maravilhas do espaço”, ele tuitou na semana passada após a decolagem. “Estamos ansiosos para o futuro – aquele em que a NASA é um dos muitos clientes no mercado espacial comercial. Para a frente e para cima.”
Biden tem sido bom para Musk
De várias maneiras, a administração Biden tem sido muito boa para as empresas de Musk. A SpaceX tem contratos com a NASA para entregar suprimentos e astronautas dos EUA à Estação Espacial Internacional. Muitos são anteriores à posse de Biden, mas a empresa obteve contratos adicionais com a NASA este ano. Em abril, foi concedido um contrato de US $ 2,9 bilhões com a NASA para construir uma espaçonave que levará astronautas à Lua pela primeira vez em cinco décadas, apesar dos protestos da Blue Origin . a empresa de foguetes liderada pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos, que também havia buscado o contrato.
A Tesla ( TSLA ) se beneficiou muito com os créditos fiscais regulatórios que vendeu para outras montadoras que não cumpriam com as regras de emissão mais rígidas. A Tesla, que vende apenas EVs, tem um excesso de oferta desses créditos que podem ser vendidos. Esses créditos poderiam se tornar mais valiosos se o governo Biden endurecer as regras de emissões, como propôs fazer.
Até o trimestre mais recente , a Tesla nunca teria obtido lucro sem os benefícios da venda desses créditos e, quando ainda estava perdendo dinheiro, os créditos também ajudaram a financiar suas operações iniciais .
A Tesla também se beneficiou no passado de um crédito fiscal de US $ 7.500 para compradores de veículos elétricos, um fato que a permitiu cobrar mais pelos carros.
Os compradores de veículos elétricos fabricados pela Tesla e pela General Motors não se qualificam mais para esse crédito fiscal devido ao número de carros plug-in que entregaram no passado.
Biden apoiou a restauração de um crédito fiscal de US $ 7.500 para compradores de veículos elétricos, não importa quem os construiu, o que seria um benefício para Tesla, embora houvesse limites para o preço do carro e a renda do comprador para ser reivindicado , então não necessariamente se aplicaria a todas as vendas da Tesla.
Linguagem na versão da legislação que foi aprovada pelo comitê de Maneiras e Meios da Câmara na semana passada para dar um crédito fiscal adicional de $ 4.500 para VEs feitos com trabalho sindical e outros $ 500 para aqueles com baterias feitas nos Estados Unidos. Embora a Tesla fabrique suas baterias aqui, é uma empresa não sindicalizada.
Aparentemente por causa de seu status de não sindicalizado, Tesla não foi convidado para um evento na Casa Branca com Biden no qual ele anunciou planos para endurecer as regras de emissão e pediu metas ambiciosas para mudar de carros movidos a gasolina para EVs. GM ( GM ) , Ford ( F ) e Stellantis, que têm sindicatos, apareceram, assim como representantes do sindicato United Auto Workers.
Biden, que é visto como talvez o presidente mais favorável ao sindicato da história, tem trabalhado para manter o UAW apoiando o impulso por veículos elétricos, apesar das preocupações dentro do sindicato de que uma mudança para VEs poderia custar alguns empregos porque eles exigem talvez como cerca de um terço a menos de horas de trabalho para montar devido ao menor número de peças móveis.