O Instagram está fazendo uma pausa no desenvolvimento do Instagram Kids, um serviço dedicado que está construindo para crianças, a fim de dedicar seu tempo ao desenvolvimento de ferramentas de supervisão parental. Também pretende usar o hiato para persuadir o resto do mundo de que um aplicativo do Instagram para crianças é, de fato, uma coisa boa e necessária.
A notícia de que o Instagram estava trabalhando em um aplicativo dedicado para crianças foi relatada pela primeira vez pelo Buzzfeed em março. O Instagram confirmou que o serviço estava em desenvolvimento e foi recebido com indignação por organizações de direitos humanos, bem como por grupos de bullying e saúde mental, que estavam todos preocupados com o impacto de dar às crianças mais novas acesso às redes sociais. No mês passado, reportagens do The Wall Street Journal levantaram preocupações de que a pesquisa interna do Facebook mostrasse que o Instagram era ruim para os adolescentes, o que aumentou a pressão sobre a empresa.
Mas mesmo que o Instagram esteja suspendendo o trabalho em seu aplicativo infantil por enquanto, é provável que tal aplicativo ainda faça uma aparição no futuro.
Em uma postagem de blog publicada na segunda-feira, o chefe do Instagram Adam Mosseri disse que ainda acredita que construir o Instagram Kids é “a coisa certa a fazer”. Como as crianças já estão online e falsificando sua idade para acessar o Instagram (que só é acessível para maiores de 13 anos), ele disse que o Instagram achou melhor para crianças na faixa etária de 10 a 12 anos ter um serviço apropriado para a idade dedicado a elas. O Instagram Kids não será projetado para replicar a versão adulta do aplicativo, mas para ser livre de anúncios e supervisionado diretamente pelos pais, acrescentou.
“Nossa intenção não é que esta versão seja igual ao Instagram de hoje”, disse Mosseri. “Os pais podem supervisionar o tempo que seus filhos passam no aplicativo e supervisionar quem pode enviar mensagens a eles, quem pode segui-los e quem eles podem seguir.”
Em um tweet de acompanhamento, Mosseri explicou por que o Instagram decidiu atrasar o projeto. O Instagram Kids vazou antes de a empresa estar pronta para se tornar público, disse ele, o que significa que o Instagram não estava pronto para responder a perguntas sobre isso e acalmar os medos das pessoas. Após a escalada de preocupação gerada pelas reportagens do The Wall Street Journal, ficou claro que a empresa precisava gastar mais tempo com isso, acrescentou.
(Na manhã de segunda-feira, em uma postagem separada no blog, o Facebook refutou as histórias do Journal , dizendo que suas descobertas foram mal interpretadas e mal interpretadas.)
Mosseri disse que os críticos do Instagram Kids estariam errados em ver o fato de que o projeto estava sendo colocado em um hiato como “um reconhecimento de que o projeto é uma má ideia”. Em vez disso, a empresa quer trabalhar com pais, especialistas e legisladores para demonstrar o “valor e a necessidade” do Instagram Kids, ao mesmo tempo em que continua a desenvolver ferramentas de supervisão opt-in para adolescentes (com 13 anos ou mais). “Eu ouço as preocupações com este projeto e estamos anunciando essas etapas hoje para que possamos acertar”, disse ele.
Publicado pela primeira vez em 27 de setembro de 2021 às 5h00 PT.