TikTok atingiu um dos marcos mais exclusivos da indústria de tecnologia.
A empresa disse em uma postagem de blog na segunda-feira que agora tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês em todo o mundo, tornando-se o raro aplicativo de mídia social não pertencente ao Facebook ( FB ) ou Google ( GOOGL GOOGLE ) a reivindicar um público desse tamanho .
A popularidade do aplicativo de vídeo de formato reduzido aumentou à medida que as pessoas passaram mais tempo em seus telefones durante a pandemia. Ele também se beneficiou e alimentou o crescimento da indústria de criadores, à medida que mais pessoas procuram ganhar a vida postando conteúdo em sites de mídia social.
O crescimento do aplicativo de propriedade chinesa ocorre apesar de um esforço do governo do ex-presidente Donald Trump no ano passado para fechar a TikTok nos Estados Unidos. E enquanto o esforço de Trump acabou fracassando , o aplicativo foi banido na Índia e enfrenta o escrutínio dos reguladores europeus sobre suas práticas de proteção de dados e segurança infantil.
TikTok também manteve sua popularidade, apesar de seus rivais lançarem produtos imitadores, incluindo Instagram’s Reels , YouTube’s Shorts e Snapchat’s Spotlight .
Os usuários ativos mensais do aplicativo em agosto aumentaram 25% em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com a empresa de inteligência da loja de aplicativos Sensor Tower.
O anúncio solidifica a posição da TikTok entre as classificações competitivas de plataformas de mídia social legadas como Facebook, YouTube e Instagram de propriedade do Facebook, o último dos quais atingiu 1 bilhão de usuários mensais em junho de 2018 . Em contraste, o Snapchat ( SNAP ) , que existe há quase o dobro, disse no início deste ano que atingiu 500 milhões de usuários ativos por mês. Quando o Twitter ( TWTR ) relatou essa métrica pela última vez em 2019 , ele tinha 330 milhões de usuários ativos por mês.
Durante a pandemia, o TikTok teve sucesso em atrair mais millennials e criadores de alto perfil do Instagram e de outros sites. A TikTok também lançou um fundo de criadores de US $ 1 bilhão no ano passado para incentivar os usuários a criar conteúdo na plataforma.