Consultoria de comércio eletrônico

Em 2019, as vendas do comércio eletrônico foram de US $ 3,53 trilhões em todo o mundo. 

De acordo com o Statista, esse número deve crescer para US $ 6,54 trilhões até 2023. As compras online eram um passatempo popular antes da pandemia, mas o comércio eletrônico cresceu 20% somente em 2020. 

Você está pronto? 

Com a preparação certa, os varejistas de comércio eletrônico podem atingir taxas de conversão de dois dígitos e crescimento consistente ano a ano. Não tem certeza de como obter esses resultados por conta própria? Um consultor de comércio eletrônico pode fornecer o suporte passo a passo de que você precisa para alcançar esses resultados surpreendentes. 

3 maneiras pelas quais um consultor de comércio eletrônico pode ajudar a expandir seus negócios

A pandemia não foi boa para todos. 

A CB Insights descobriu que o apocalipse do varejo que começou em 2015, na verdade, se acelerou durante a pandemia Covid-19. As pequenas empresas locais que negligenciaram o comércio eletrônico foram as que mais sofreram. Grandes empresas com lojas de comércio eletrônico conhecidas pediram falência em 2020. 

Essas são marcas que você provavelmente reconheceria. 

Brooks Brothers, GNC, Neiman Marcus, Hertz, J. Crew – todas essas empresas foram líderes em seu mercado em um ponto ou outro. Mas agora, mais de 30 dessas empresas estão em aparelhos de suporte de vida. 

Os clientes online são pessimistas e altamente céticos. Eles estão optando por trabalhar com empresas estabelecidas como a Amazon, que estão dispostas a oferecer frete grátis em dois dias. 

Como um consultor pode ajudá-lo a sobreviver a isso? 

Aqui estão três maneiras pelas quais os consultores de comércio eletrônico podem ajudar os varejistas a resolver os problemas que estão enfrentando. 

1. Segmentação precisa do cliente

Em muitos casos, 80 a 90 por cento de seu trabalho de marketing é feito aqui. Essa também é a parte mais difícil de vender para você, cliente. A resposta é normalmente mais ou menos do tipo: “ Ah, já sabemos disso ”. Um bom cliente de comércio eletrônico sabe como testar essa afirmação. 

Eles fazem isso fazendo perguntas.

Quem é seu cliente; Quão familiarizado você está com seus desejos, objetivos, medos, frustrações e problemas? Quais são seus dados demográficos e psicográficos? Você tem a resposta inicialmente, como a maioria dos vendedores, ou de forma consistente ?

Os clientes mudam. 

O que está bem hoje não será amanhã. 

Veja por que isso é importante. Tudo o que seu consultor de comércio eletrônico faz, o esforço que ele investe para ajudar seu negócio a crescer, tudo depende dessa etapa. Você não pode criar uma oferta de produto persuasiva ou um incentivo ao comprador se não conhecer seus clientes tão bem quanto pensa que conhece. 

Seu consultor de comércio eletrônico irá refinar seu público. 

Eles o ajudarão a encontrar pessoas dispostas a gastar mais dinheiro com sua empresa ao longo do tempo. 

2. Criação de ofertas lucrativas com recursos e benefícios

CBInsights compartilhou uma lista dos motivos mais comuns para a falha de inicialização . Eles listaram mais de uma dúzia de categorias, mas a maioria delas não eram tão importantes. Não me entenda mal; eles eram importantes, mas não os mais importantes . Aqui está o que é mais importante. 

Sem necessidade de mercado. 

Quarenta e dois por cento das startups falharam porque criaram um produto com recursos e benefícios que ninguém queria. Essas são startups, no entanto; as coisas são diferentes com as lojas de comércio eletrônico. 

Só que eles não são. 

Pesquisas mostram que 90% das startups de comércio eletrônico falham nos primeiros 120 dias; das demais empresas :

  • 36 por cento falham no ano dois
  • 44 por cento falham no terceiro ano
  • 50 por cento falham no quarto ano

O maior motivo? 

As lojas de comércio eletrônico concentram sua atenção no produto errado. Os clientes se recusam a comprar esses produtos, então, eventualmente, o negócio falha. Um consultor de comércio eletrônico ajuda você a criar o produto certo. Se eles permitiram que você fizesse o trabalho inicial necessário para atingir seus clientes, você deve ter uma boa ideia dos produtos que os clientes realmente desejam. 

3. Use o pessimismo do cliente para aumentar as vendas e os valores médios dos pedidos

Você terá dois tipos de clientes. Otimistas e pessimistas. Os otimistas são fáceis de vender, mas mais difíceis de manter. Os pessimistas, por outro lado, são mais difíceis de vender, mas mais fáceis de segurar.  

Uma meta-análise de Bart S. Vanneste mostra como isso funciona. 

  1. Os fiduciários (seus clientes) iniciam um relacionamento com os fiduciários (você). 
  2. Os confiáveis ​​usam o que os cientistas chamam de “ confiabilidade percebida. “Esse é o combustível ou faísca de que você precisa para arriscar. 
  3. Posteriormente, os crentes mudam sua impressão de você para corresponder à realidade.

É aqui que fica complicado. 

  • Os confiadores otimistas superestimam a confiabilidade. No início, eles dão a você mais do que você merece. À medida que ficam desapontados, a confiança deles em você diminui com o tempo. Se eles não estão satisfeitos com os resultados, sua confiança continua a cair. 
  • Os confiadores otimistas superestimam a confiabilidade. No início, eles dão a você mais do que você merece. À medida que ficam desapontados, a confiança deles em você diminui com o tempo. Se eles não estão satisfeitos com os resultados, sua confiança continua a cair. 

Um grande consultor de comércio eletrônico sabe como construir confiança com clientes céticos ou pessimistas. Eles podem usar a desconfiança natural do cliente para aumentar as vendas e a receita usando táticas úteis como garantias, políticas de devolução, garantias e promessas. 

Eles mostrarão como converter essa confiança em receita, aumentando suas vendas, vendas adicionais e valores médios de pedidos. 

Como começar com um consultor de comércio eletrônico

Seu consultor de comércio eletrônico deve ser um especialista com profunda experiência em varejo ou comércio eletrônico. Pense nas suas necessidades e na especialidade e experiência do consultor. Você trabalhará com um indivíduo ou com uma equipe? Você está procurando conhecimento e experiência comprovados que produziram resultados de sucesso para outros clientes. Você deseja que sua equipe de consultoria seja capaz de gerar os mesmos resultados para você.

Eles também devem ter experiência em uma ampla gama de disciplinas e canais de marketing, incluindo:

  • Analytics
  • Marketing de email
  • CRM
  • Conteudo
  • Branding
  • Resposta Direta
  • O email
  • Automação de marketing
  • Pesquisa de mercado
  • Móvel
  • Vendas
  • SEO
  • PPC
  • Local na rede Internet

Depois de decidir sobre o consultor com quem gostaria de trabalhar, peça que respondam a estas perguntas:

  • O que você precisa de mim?
  • Quando você precisa?
  • Qual é a sua função e qual é a minha?
  • Terei um representante dedicado para entrar em contato?
  • Qual é o seu processo de comunicação?
  • Como podemos garantir uma experiência tranquila?

Você vai querer ver se seu consultor segue um processo. Eles devem fornecer respostas claras para cada uma dessas perguntas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *