Este artigo tenta mostrar as chaves do modelo de ambiente de trabalho da Openmet baseado em EFQM. O segundo fator do modelo 5F, “5 fatores para avaliar o potencial humano e organizacional”, é a Liderança . Este fator pertence ao grupo dos Motivadores (Comprometimento, Liderança e Gestão de Talentos).
Liderança . Pesquisa de ambiente de trabalho
A liderança tem quatro indicadores principais que nos guiam para as chaves desse fator.
São eles: Gestão de Pessoas, Empoderamento, Reconhecimento e Feedback. A liderança avaliada é direta.
1. Gestão de pessoas
Este indicador relaciona-se com a gestão direta das equipas de trabalho e o papel do líder. As principais competências na gestão direta de equipes são estabelecer diretrizes claras, ouvir ativamente as ideias, resolução de conflitos, coordenação, acessibilidade, comunicação clara e honesta e motivação da equipe.
2. Empoderamento
A delegação de responsabilidades, o conhecimento da equipe sobre seus objetivos e responsabilidades, a capacidade do líder de extrair o máximo dos membros de sua equipe e a confiança que eles exalam são as chaves para uma delegação de equipe eficaz.
3. Reconhecimento
Garantir que a equipe se sinta reconhecida é uma das coisas mais difíceis para um líder alcançar. Ao avaliar o nível de reconhecimento e comparar feedbacks positivos e negativos, podemos refletir sobre esses aspectos da gestão de equipes
4. Comentários
Outro dos indicadores mais críticos na liderança é o feedback. Feedback claro e direto, avaliações de desempenho e critérios de avaliação objetivos são os principais aspectos deste indicador
Em resumo, a Liderança no modelo de ambiente de trabalho 5F centra-se nos aspectos da gestão direta de pessoas. Boa comunicação da liderança, coordenação, acessibilidade, gestão de conflitos, coordenação de equipe, delegação clara e correta, reconhecimento e feedback constante e objetivo são as chaves para a avaliação de liderança em nosso modelo.