O que é Governança de Dados (DPO – LGDP)
Os dados são elementos fundamentais para a geração de informações e conhecimento nas organizações. Eles têm o poder de criar valor, apoiar a tomada de decisões e direcionar estratégias. No entanto, ao contrário de alguns ativos organizacionais, os dados são altamente fluidos, isto é, passam por diversos processos e transformações ao longo de seu ciclo de vida.
Embora frequentemente estejam sob custódia da área de Tecnologia da Informação (TI), os dados são, de fato, responsabilidade das áreas de negócio da organização.
Isso reforça a importância de tratá-los como um ativo organizacional essencial, que exige cuidado e estrutura adequada para maximizar seu valor.
No contexto da Administração Pública, a governança envolve mecanismos de liderança, estratégia e controle que visam avaliar, direcionar e monitorar a gestão pública, com o objetivo de implementar políticas e prestar serviços de interesse da sociedade. A Governança de Dados é uma dessas estruturas de apoio, desempenhando um papel essencial para garantir que os dados sejam utilizados de
maneira eficaz, ética e estratégica.

Na Administração Pública Federal, a Governança de Dados pode ser entendida como um conjunto de princípios, políticas, padrões, métricas e responsabilidades que permitem o alinhamento da estratégia, dos processos, das pessoas, da tecnologia e dos próprios dados para estruturar e administrar os ativos de dados, com o objetivo de fomentar, aprimorar e garantir a efetividade do uso dos dados para o
desenvolvimento de políticas públicas e entrega de soluções e serviços ao cidadão.
Governança de Dados é o exercício de autoridade e controle por meio de diretrizes, ações de planejamento, monitoramento e supervisão sobre a gestão dos ativos de dados.