Nos últimos 20 anos, a consciência ambiental e o interesse por uma vida sustentável aumentaram exponencialmente em resposta à crescente ansiedade em torno da mudança climática. De acordo com o Independent, 81% dos consumidores britânicos estão preocupados com as questões ambientais desde o início da pandemia. À medida que as pessoas se tornam mais conscientes dos impactos de seus hábitos de consumo no meio ambiente, as tendências e comportamentos dos consumidores, desde o que comemos até como fazemos compras e viajamos, vão se adaptando para integrar formas de sustentabilidade.
De acordo com o Exploding Topics, as tendências de pesquisa online para termos como moda sustentável e embalagens sustentáveis tiveram um aumento de 210% e 123%, respectivamente, nos últimos cinco anos. Como resultado, as marcas devem se adaptar para acompanhar a demanda por produtos, embalagens e cadeias de abastecimento sustentáveis que sejam ecologicamente corretas.
IDENTIFICANDO SUSTENTABILIDADE E ECO TENDÊNCIAS EM PESQUISA
Nas décadas anteriores, o marketing se concentrou em convencer as pessoas a comprar o que você faz, em vez de fazer o que o mercado deseja. Hoje, as empresas estão começando a ver o valor de serem lideradas pela demanda e estão gastando mais tempo e dinheiro aprendendo o que os consumidores desejam para impulsionar o desenvolvimento de seus produtos. É aqui que a pesquisa de palavras-chave de SEO pode ser incrivelmente valiosa, mostrando mudanças nos volumes de pesquisa em torno de diferentes tópicos ou setores. Nossa pesquisa confirma essas tendências de pesquisa, sugerindo que 67% dos britânicos prestam atenção à sustentabilidade e aos esforços ambientais das marcas de varejo. Isso destaca a importância de garantir que sua marca não seja apenas ecológica, mas também direcione os termos de pesquisa da maneira certa.
USANDO A PESQUISA DE PALAVRAS-CHAVE PARA CONHECER SEU PÚBLICO
Além de ajudar a identificar tendências emergentes ou crescentes, a pesquisa de palavras-chave ajuda a identificar exatamente quais termos ressoam melhor em diferentes públicos. Um produto pode ser procurado em vários públicos com diferentes necessidades e interesses, portanto, pode haver muitas jornadas de pesquisa diferentes para um produto. Por outro lado, um produto pode interessar mais a um público do que a outro. Isso é verdade na sustentabilidade.
Há uma diferença geracional perceptível na porcentagem de pessoas que prestam atenção às afirmações de sustentabilidade de uma marca. Cerca de 93% da geração Z e 90% da geração do milênio pesquisam ativamente a sustentabilidade de uma marca, em comparação com cerca de 65% dos baby boomers e da geração silenciosa. Não é apenas a idade que afeta a forma como os hábitos de pesquisa das pessoas diferem quando se trata de sustentabilidade, mas a plataforma que as pessoas usam para pesquisar e descobrir mais sobre as credenciais da marca. Em todas as gerações, a pesquisa online foi a fonte de informação mais amplamente usada ao pesquisar sustentabilidade de marcas em 37%, com os jovens, especialmente a Geração Z, recorrendo ao Instagram e TikTok para saber mais sobre as credenciais de uma marca.
Gráfico para mostrar a porcentagem de participantes que mais usaram as fontes de informação para descobrir as credenciais de sustentabilidade das marcas de varejo.
SEO PARA MARCAS SUSTENTÁVEIS
Enquanto a Geração Z está liderando o caminho, está claro que, ao longo das gerações, as pessoas estão se tornando mais interessadas no consumo ético e querem comprar de empresas que estão genuinamente protegendo nosso futuro neste planeta, em vez de dar uma lavagem verde ou fazer afirmações infundadas. Se você deseja comunicar com eficácia suas credenciais de sustentabilidade, outras táticas de SEO podem ser empregadas. Embora a inclusão de palavras-chave no texto seja importante, se você está planejando apenas tentar classificar para palavras-chave como ‘ecologicamente correto’, ‘sustentável’ e ‘verde’, as grandes corporações têm uma enorme vantagem sobre sua nova empresa verde, pois têm um número muito maior de backlinks. Você precisará considerar o trabalho externo e o SEO técnico, bem como o conteúdo.
Portanto, aqui estão algumas dicas para garantir que você tenha uma abordagem integrada ao construir sua estratégia de SEO para sua marca sustentável:
Crie confiança e transparência (EAT)
Construir confiança como uma marca sustentável é essencial. De acordo com a FEDMA , 90% dos consumidores afirmam que a transparência é uma das formas mais importantes de uma empresa ganhar sua confiança. Uma estratégia de SEO bem-sucedida ajudará a garantir que seu site tenha sinais de Expertise, Authority and Trust (EAT) relacionados a como sua empresa é sustentável.
NÃO FAÇA Greenwash !
Tenha cuidado com a lavagem verde. Certifique-se de que todas as afirmações que você fizer sobre sua sustentabilidade ambiental possam ter respaldo. Criar conteúdo relevante que destaque sua experiência no setor e ser o mais específico possível sobre o que torna seu produto ou marca sustentável é uma boa dica.
Crie uma página de destino específica
Ao criar uma landing page dedicada à sustentabilidade de sua marca, ela destacará tanto para o Google quanto para seus leitores que sua empresa está comprometida em proteger o planeta, ajudando a construir aquela importante confiança entre consumidores e marcas.
Pense na intenção de pesquisa
Faça alguma pesquisa e análise sobre os tipos de páginas que estão aparecendo nos resultados da pesquisa para as palavras-chave escolhidas e veja se o conteúdo corresponde ao conteúdo que você está tentando otimizar. Usar ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google (gratuito) ou SEMrush (pago) pode ajudá-lo a começar.
Escolha a palavra-chave verde certa
Existem várias palavras-chave e frases diferentes que as pessoas procuram no espaço da sustentabilidade. Certifique-se de que está otimizando, não apenas para a palavra-chave que tem o maior volume de pesquisa, pois as grandes corporações terão uma grande vantagem sobre sua nova empresa verde, pois têm um número muito maior de backlinks do que você, mas também se concentrando naquele que é melhor se encaixa no que você está tentando vender. Escolha entre termos de alto volume de pesquisa, como ‘ecologicamente correto’, ‘reutilizável’, ‘verde’ ou ‘sustentável’, e combine-os com os principais produtos, páginas e serviços.