Sistema de Informação informatizado: Hardware, Software, Banco de dados, redes, procedimentos e pessoas

Um Sistema de Informação informatizado compõe-se dos seguintes componentes: hardware, software, banco de dados, redes, procedimentos e pessoas.

O Hardware é composto por um conjunto de dispositivos, como processadores, monitores, teclados, impressoras, mouse, etc. Todos esses dispositivos são necessários para a entrada de dados, o processamento e a exibição do resultado para o ser humano.

O Software constitui-se de um conjunto de programas que gerencia o Hardware, dando flexibilidade à manipulação dos dados. O Software, hoje em dia, é o diferencial apresentado em diversos computadores; o software permite implementar uma determinada rotina para que ela seja executada de forma bem mais rápida.

O banco de dados torna possível o armazenamento de dados, organizados de determinada forma para que os programas possam transformá-los em informações. Os bancos de dados modernos possibilitam a associação entre esses dados – que são armazenados em forma de registros – o que permite que empresas façam relações e cheguem a conclusões interessantes, como aconteceu no caso do Wall Mart.

Os administradores desse hipermercado chegaram a notar que, quando um determinado produto era vendido, outro produto também era frequentemente vendido, ou seja, embora não houvesse características comuns entre esses produtos, havia alguma relação entre eles. Com essa informação, e até com o objetivo de facilitar a ação do cliente, esses produtos, que não tinham relação entre si, começaram a aparecer nos mesmos corredores, uns ao lado dos outros. Hoje, podemos perceber que vários hipermercados utilizam essa estratégia e disponibilizam um produto próximo ao outro, mesmo que não haja características semelhantes entre eles.

A rede de computadores consiste em um sistema de conectividade que viabiliza o compartilhamento de recursos entre os computadores distantes. É difícil imaginar um computador fora de uma rede de computadores; na verdade ele passa a não ter muita função quando não está conectado a outros. Em muitas empresas, a rede é primordial para o bom andamento das atividades; muitas delas ficam extremamente comprometidas devido a falhas na rede.

Os procedimentos também fazem parte do Sistema de Informação informatizado e consistem no plano estratégico da empresa, em políticas, métodos e regras para utilizar o Sistema de Informação. Os objetivos desses procedimentos são a estruturação, a padronização das normas da empresa e o atendimento a elas.

O ser humano é um dos componentes mais importantes dentro do Sistema de Informação. Não adianta uma empresa ter tecnologia avançada e programas de última geração se as pessoas não estiverem engajadas em todo o processo. Uma informação passada de forma errada pode desestabilizar todo o Sistema de Informação, fornecendo relatórios com informações incorretas e até direcionar a tomadas de decisões impróprias para um determinado momento.

De acordo com os conceitos explanados até o presente momento, já é possível definirmos o significado de Tecnologia da Informação. A Tecnologia da Informação, em seu sentido mais abrangente, engloba um conjunto de diversos sistemas de informação, usuários, gestão de uma empresa além dos aspectos tecnológicos e permite que as informações sejam processadas de forma rápida, organizada e segura. A infraestrutura da Tecnologia da Informação é composta por hardwares, Softwares, redes e outros dispositivos, como celulares, Palm top, Netbook e Notebook.