Nota do editor: Alena explica como a tecnologia da telemedicina pode ser usada na veterinária e por que vale a pena investir em software de telemedicina nos serviços de saúde animal. Se você estiver interessado em estabelecer a área de saúde animal com tecnologia, sinta-se à vontade para recorrer à equipe da Ater para consultoria de TI na área de saúde .
Em março de 2017, o Veterinary Innovation Council (VIC) pesquisou donos de animais de estimação nos Estados Unidos para entender melhor o uso de tele-saúde na medicina veterinária. Cerca de 30% dos entrevistados disseram não saber que existia telemedicina e 26,4% disseram que a telemedicina não estava disponível para eles.
Um dos motivos da impopularidade da telemedicina naquela época era uma lei de prática veterinária que permitia aos veterinários oferecer serviços de tele-saúde e telemedicina apenas a clientes que já tivessem uma relação veterinário-cliente-paciente (VCPR *).
* O VCPR é estabelecido apenas quando o veterinário examina o animal pessoalmente e é mantido por visitas veterinárias regulares conforme necessário para monitorar a saúde do animal.
Devido à pandemia COVID-19, os veterinários tiveram que limitar o contato pessoal com seus clientes. Isso levou os governos federais a relaxar sua legislação de telemedicina e VCPR, tornando a telemedicina disponível para uma gama mais ampla de proprietários de animais de estimação. Ele permite que os veterinários prescrevam o tratamento sem examinar diretamente os animais de estimação ou fazer visitas a eles, o que limitará a interação pessoal e a potencial disseminação do COVID-19 na comunidade. No entanto, as práticas veterinárias variam em cada estado, por isso é melhor verificar com o conselho de licenciamento estadual para obter detalhes.
Telemedicina em veterinária: essência e casos de uso
A telemedicina é usada com sucesso em veterinária, por exemplo, para verificações pós-operatórias, visitas de acompanhamento agendadas para animais de estimação com doenças crônicas, preocupações dermatológicas, problemas comportamentais, para escrever e obter receitas eletrônicas, etc. Além disso, a telemedicina permite que os donos de animais obtenham ajuda imediata em casos de problemas de saúde não óbvios em animais (por exemplo, o coxear leve e súbito de um cão pode ser um sinal de uma tensão muscular simples ou uma inflamação muscular grave).
Diferentes variantes de tecnologias de telemedicina podem ser úteis para esses casos: comunicação síncrona (por meio de tecnologia de áudio / vídeo bidirecional ao vivo), comunicação assíncrona (tecnologia de armazenamento e encaminhamento) e monitoramento remoto de pacientes (usando dispositivos inteligentes junto ao corpo para animais de estimação )
Comunicação síncrona
É realizado por meio de videoconferência online entre o veterinário e o dono do animal e permite ao médico diagnosticar, prescrever e ajustar o tratamento de um animal sem a necessidade de comparecimento a um hospital ou clínica veterinária.
Comunicação assíncrona
Com a ajuda de tecnologias assíncronas, um cliente pode compartilhar uma descrição do problema de saúde de um animal por e-mail, texto ou mensagem de voz, bem como enviar fotos ou vídeos que mostrem o problema de saúde de um animal. A comunicação assíncrona permite ao veterinário responder ao cliente de acordo com seu cronograma e a urgência da situação, além de acumular informações suficientes sobre o paciente (por exemplo, resultados de exames, imagens com sinais visuais de doença, etc.) para fazer um diagnosticar, prescrever ou ajustar o tratamento.
Monitoramento remoto de pacientes
Ele permite coletar dados de animais remotamente por meio de biossensores conectados à nuvem (por exemplo, monitores de glicose portáteis, adesivos inteligentes, etc.) usados por animais fora de uma clínica veterinária ou hospital e transmitir dados para um aplicativo de saúde móvel veterinário online 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os biossensores coletam os sinais vitais de um animal (por exemplo, frequência cardíaca, nível de glicose, etc.) e os transferem para um aplicativo voltado para o veterinário. O aplicativo disponibiliza os dados para um médico e facilita a comunicação entre o dono do animal e o veterinário por meio de vídeo, áudio, mensagem instantânea, etc.
Dicas importantes para implementação de software de telemedicina em veterinária
Opte por uma plataforma de telemedicina baseada na nuvem
Hoje, a nuvem não é apenas um modelo que pode oferecer suporte ao armazenamento e troca de informações de saúde seguras. Os provedores de nuvem (Amazon, Microsoft, Google) oferecem fornecimento de infraestrutura automatizada, licenciamento econômico, acesso à plataforma de qualquer lugar, sistemas confiáveis de backup e recuperação, recursos analíticos poderosos e muito mais.
Certifique-se de que seu aplicativo de telemedicina esteja em conformidade com as políticas de reembolso
A conformidade do aplicativo com as políticas de reembolso significa que o aplicativo deve fornecer aos proprietários dos animais informações sobre sua cobertura de seguro para animais de estimação e pagamentos com cartão de suporte, se o seguro não cobrir os serviços de telemedicina.
Fornece fácil integração da solução de telemedicina com o seu EHR
Ao transferir dados automaticamente para o RES do veterinário, economiza-se tempo e minimiza-se a possibilidade de erro que pode ocorrer durante a entrada manual de dados (por exemplo, condição de um animal, mudanças no tratamento ou medicamentos prescritos).
As vantagens da telemedicina veterinária
Para animais de estimação e seus donos
Visitar um veterinário é estressante para um animal – começando com uma ida e volta à clínica veterinária e terminando com um exame em um ambiente desconhecido. Visitas baseadas em telemedicina em seu ambiente doméstico minimizam o nível de estresse para eles e seus proprietários.
Para clínicas veterinárias
A telemedicina dá às clínicas veterinárias uma vantagem sobre os concorrentes, aumentando o nível de satisfação de seus clientes com o cuidado de seus animais de estimação. Além disso, o uso da telemedicina permite que o veterinário faça mais consultas durante o dia, o que gera uma renda maior para a clínica.
É hora de melhorar o atendimento veterinário com telemedicina
O mercado global de telessaúde e telemedicina deve atingir US $ 191,7 bilhões até 2025, o que torna a telemedicina veterinária um investimento promissor para organizações de saúde e empresas de produtos. Além disso, considerando a pandemia de COVID-19, o uso da telemedicina tornou-se uma forma de tornar a prestação de cuidados veterinários mais segura para os proprietários de animais. Se você deseja saber como usar a tecnologia de telessaúde para melhorar seus serviços de atendimento veterinário ou precisa de assistência profissional na implementação de uma solução de telessaúde de alta qualidade, sinta- se à vontade para recorrer à equipe de TI de saúde da Ater.