Há uma escassez aguda de profissionais de saúde mental nos Estados Unidos, enquanto os transtornos de saúde mental aumentaram exponencialmente, exacerbados pela pandemia COVID-19.
Desde julho de 2020, muitos americanos relataram que enfrentaram problemas de saúde para dormir (36%) ou comer (32%) e aumentar o uso de álcool ou substâncias (12%), devido à ansiedade e estresse devido ao coronavírus. Além disso, naturalmente, os pacientes com problemas de saúde mental muitas vezes se sentem desconfortáveis em visitar um centro de saúde e discutir seus problemas cara a cara. A meu ver, o uso da tecnologia da telemedicina para prestar serviços de saúde mental é uma das medidas mais eficazes para resolver esses problemas.
Felizmente, essa tecnologia está em ascensão. Como dizem as estatísticas , o mercado de telemedicina dos EUA foi estimado em US $ 17 bilhões em 2019, com CAGR (Taxa composta de crescimento anual) de quase 36% a partir de 2018. Vamos ver como a telemedicina pode se tornar uma solução eficaz para fornecer serviços de saúde mental acessíveis e de qualidade.
Funcionalidade das soluções telementais
No que diz respeito à funcionalidade principal, as soluções de telepsiquiatria são semelhantes às aplicações gerais de telemedicina, incluindo vídeo e audioconferência em tempo real, gerenciamento de medicamentos, bate-papo 24 horas por dia, 7 dias por semana com um médico, recarga / renovação de prescrição, etc. Um aplicativo de telemedicina pode ser uma ferramenta indispensável para Organize o monitoramento remoto do paciente e da ingestão de medicamentos e aumente o envolvimento dos pacientes em seu tratamento.
Ainda assim, a funcionalidade dos aplicativos telementais é adaptada para atender às necessidades de profissionais de saúde mental e pacientes especificamente. Por exemplo, com recursos de videoconferência ao vivo, os profissionais de saúde mental podem realizar sessões de terapia comportamental para seus pacientes, realizar avaliação da condição do paciente ou terapias em grupo.
Benefícios do uso de telemedicina para saúde mental
A telemedicina permite que os provedores de saúde melhorem a acessibilidade e a qualidade da prestação de cuidados. Considere os benefícios com mais detalhes.
Para pacientes
Visitando um psiquiatra de qualquer lugar a qualquer hora conveniente
De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, 111 milhões de pessoas vivem em áreas com escassez de profissionais de saúde mental. O uso da tecnologia de telemedicina melhora o acesso dos pacientes a cuidados de saúde mental especializados.
Diminuição do sofrimento psicológico em comparação com as visitas pessoais
42% das pessoas que nunca tiveram um diagnóstico de saúde mental consideram ou conhecem alguém que disse que as pessoas com transtornos mentais as assustam. É por isso que as pessoas diagnosticadas com um problema de saúde mental ou com sintomas perturbadores podem sentir medo de encontrar um conhecido a caminho do consultório do terapeuta, e a visita desencadeará sintomas de doença (por exemplo, ansiedade).
Confidencialidade
Pessoas com possíveis transtornos de saúde mental podem evitar a ajuda pessoal por medo de admitir totalmente seus problemas ou porque não consideram os serviços convencionais de saúde mental confidenciais o suficiente, ou porque sentem vergonha. Como a telemedicina permite o recebimento de serviços de saúde comportamental remotamente, os pacientes podem ter certeza da confidencialidade quase total e podem receber tratamento em um local que considerem psicologicamente seguro.
Uma seleção mais ampla de especialistas em saúde mental
Devido à maior acessibilidade aos serviços de saúde mental, os pacientes podem encontrar um profissional de saúde mental de que realmente gostem. A compatibilidade emocional entre o paciente e o médico é a chave para o sucesso dos resultados da terapia.
Tempo e custos de transporte reduzidos
Para pacientes individuais, o uso de telemedicina e menor necessidade de visitar o médico pessoalmente resultou em 278 milhas a menos viajadas e $ 156 em economia de custos de viagens.
Para psiquiatras
Burnout profissional reduzido
O uso da telemedicina em psiquiatria amplia o acesso dos médicos a populações mais variadas de pacientes, o que aumenta o interesse profissional, reduz o nível de rotina e ajuda a evitar o esgotamento.
Resultados do paciente melhorados
A funcionalidade de um aplicativo de telemedicina permite levar o processo de tratamento a um nível superior. Como mostra a experiência de meus clientes, o monitoramento constante dos pacientes e o controle online sobre a ingestão de medicamentos com a ajuda da tecnologia da telemedicina aumentam as chances de um resultado bem-sucedido do tratamento. Além disso, com o uso da tecnologia, os pacientes podem se sentir mais entusiasmados com seu processo de tratamento e confiar mais em seus psiquiatras, o que certamente tem um efeito positivo nos resultados do tratamento.
Para organizações de saúde
Maior eficiência de trabalho
De acordo com o American Well’s Telehealth Index: 2019 Physician Survey , 77% dos médicos que já usaram a tecnologia de telemedicina observam que as soluções de telemedicina contribuem para um uso mais eficiente do tempo dos médicos. Para os prestadores de cuidados, significa o aumento da eficiência do trabalho, uma vez que as visitas eletrônicas levam menos tempo e a carga de trabalho distribuída uniformemente entre os especialistas em saúde mental em uma determinada área.
Trazendo atendimento psiquiátrico mais oportuno para salas de emergência
Cerca de uma em cada oito visitas ao pronto-socorro está relacionada a doenças mentais ou uso de substâncias. Muitos departamentos de emergência não estão equipados para atender pessoas com problemas graves de saúde mental e não têm psiquiatras ou outros médicos de saúde mental para avaliar e tratar os problemas de saúde mental. A telemedicina permite que os departamentos de emergência organizem sessões remotas de telepsiquiatria para pacientes que usam videoconferência.
Custos diretos e indiretos diminuídos
Custos diretos (por exemplo, tempo do provedor, suprimentos médicos), bem como custos indiretos (por exemplo, espaço na clínica, suporte administrativo e transporte de pacientes psiquiátricos internados de seus hospitais locais para instalações psiquiátricas) diminuem devido ao uso de telemedicina . 16 sessões de terapia cognitivo-comportamental de telemedicina por mais de 20 semanas poderiam economizar para uma clínica aproximadamente US $ 2.025 por paciente, em comparação com o tratamento presencial.
Desafios de implementação
Há uma razão pela qual alguns pacientes ou profissionais de saúde podem hesitar em usar a telepsiquiatria: trata-se da confidencialidade dos dados dos pacientes durante as sessões de telepsiquiatria. Devido à troca de informações confidenciais do paciente, o software de telemedicina deve estar em conformidade com a Lei de Responsabilidade e Portabilidade de Seguro Saúde (HIPAA) . Existem muitas ferramentas de videoconferência autônomas no mercado que podem ser implantadas rapidamente, mas muito poucas são exclusivamente qualificadas para uso médico.
Reembolso
Atualmente, todos os estados dos EUA têm alguma forma de reembolso para serviços de saúde mental, mas as políticas para atendimento telemental variam de estado para estado. Você pode visitar o Center for Connected Health Policy para saber mais sobre as políticas do seu estado.
Devido à emergência de saúde pública COVID-19, os provedores de saúde mental que tratam os beneficiários do Medicare e Medicaid podem implementar serviços de telemedicina com mais facilidade . Por exemplo, durante a pandemia, os psicólogos podem fornecer teleconsultas de suas casas para pacientes novos e estabelecidos do Medicare. O reembolso das visitas de telemedicina é o mesmo das visitas presenciais.
É hora de implementar a telemedicina para a saúde mental
O tamanho do mercado global de telepsiquiatria foi avaliado em US $ 5,5 bilhões em 2019 e deve crescer a um CAGR de 24,7% de 2020 a 2027. Isso torna o campo da telepsiquiatria promissor para investimentos. Se você deseja criar uma solução de telemedicina para saúde mental e precisa de ajuda em qualquer estágio do ciclo de desenvolvimento, desde a consultoria até o suporte e a evolução de um aplicativo, sinta-se à vontade para entrar em contato com a equipe da Ater.